segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017


Já começa a ser um dos fins-de-semana mais aguardados do ano para os enófilos: aquele em que decorre a Essência do Vinho e o Simplesmente Vinho!
Largas centenas de produtores, em eventos completamente diferenciados mostram o que de valor nos trazem anualmente em finais de Fevereiro.
Mas muitos outros eventos paralelos têm lugar nestes quatro dias, em que o tempo não chega para tudo o que se pretende viver em torno do vinho!
Este ano tive o enorme gosto em participar no Jantar Vínico Tiago Cabaço Wines, desafiado pelo Carlos Ramos, dos Cegos por Provas
O Restaurante Girassol foi o espaço que nos acolheu magistralmente com tanta regionalidade que preencheu a mesa.
Verdadeiramente surpreendente foi a prova vertical que aqui decorreu do vinho blog, ao ponto de me motivar a reactivar o blog Mafalda a Copo que teve inicio em 2014 e  que se dedica exclusivamente ao vinho! 
O blog foi o anfitrião e comandou o serão! 
2006 deixou a nuance da fabulosa prova que iríamos ter e daí para a frente tivemos a confirmação do excelente trabalho que tem sido desenvolvido pelo jovem enólogo Tiago Cabaço, com devida evidência no Alentejo. 
2007 seguiu-se e já não restavam dúvidas perante o seu trabalho sério e de qualidade.
Menino-Homem que entra no mundo dos vinhos, com a paixão do motocross... querer crescer a toda a velocidade, influência de outras actividades? O facto é que cresceu e bem, deixou a alçada dos pais e juntou-se a quem lhe é uma mais-valia: Susana Estéban! 
O Alicante Bouschet que tem vigor nesta região como em nenhuma outra destaca-se, mas a restante composição do vinho é deixada ao critério do que cada ano em particular tem de melhor!
2009, chega e reafirma-se, 2011 impõe o blog como um vinho que respeita o seu perfil desde a sua génese! A promessa fica de que os mais recentes provados à mesa sejam grandes senhores de diálogo!
Algo que podia ser tão comercial, como o nome blog, deixa o consumidor trivial em dúvida face à complexidade deste vinho e prende o enófilo à mesa em torno de um entusiástico diálogo, partilhando o blog




Sem comentários:

Enviar um comentário